quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Maquiagem mineral.... e maquiagens!!!



Outro dia, num encontro que não tinha nada a ver com maquiagem, perguntei a uma gerente de uma grande marca de maquiagens se a maquiagem daquela marca era mineral. A resposta dela foi: "Toda maquiagem é mineral!" Não falei nada na hora, porque meu intuito, no tal encontro, não era divulgar nem maquiagem, nem discutir a composição de produtos cosméticos. Mas, achei aquela resposta terrível! Muito simplista e como estou toda empolgada com meu curso de cosmetologia e sei que a verdade não é bem essa, fui atrás para saber.

É bem verdade que óxido de zinco e dióxido de titânio fazem parte da composição de maquiagens há muito tempo e que só por contê-los a maquiagem poderia ser chamada de mineral.


Mas o conceito que devemos buscar numa maquiagem mineral vai muito além destes dois. A maquiagem mineral que buscamos deve ter o mínimo possível de ingredientes comedogênicos e irritantes: conservantes, óleos, corantes e perfumes geralmente estão de fora das novas formulações.

Pigmentos naturais substituem corantes químicos.
Dosagens mínimas de conservantes diminuem os casos de alergia (esse é o vilão número 1 nos casos de alergia a cosméticos).
Óleos, quando necessários, são substituidos pelos de origem vegetal. Óleo mineral já está "out"!

Por possuir menos química, a maquiagem mineral agride menos a pele, acaba sendo mais aconselhada a pessoas de pele sensível (estas pessoas se adaptam melhor a este tipo de maquiagem, mas não é certeza que se adaptem hein???) e muitas vezes, proporcionam auxílio em tratamentos de pele (fotoproteção, prevenção e tratamento de acne, proteção de pele pós peeling.


Então, tudo bem! Toda maquiagem pode ser mineral. Mas será que é a maquiagem mineral que eu quero????
Se você tem dúvidas, vamos falar. Além de amar maquiagens, estou estudando prá aprender cada vez mais.

Ah, e só prá deixar claro: odiei a resposta daquela gerente!

Bjoks...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails