terça-feira, 27 de julho de 2010

Proteção Solar - parte I "raios UVB"

Em vários países, as campanhas para proteção solar são maciças.

Achei muito bacana as ilustrações utilizadas na Comunidade Européia, para conscientização e os slides da ANVISA, para o Brasil.

As dicas abaixo, baseiam-se nas duas campanhas e em alguma notas de minha aula de Cosmetologia, afinal, Protetor Solar também é cosmético e devemos utilizá-lo corretamente para ter todos os benefícios prometidos!!! Vamos lá:

PROTEJA-SE!
Os protetores solares não protegem completamente das radiações UV. Todos os produtos deixam passar algumas radiações UV, mesmo aqueles que anunciam uma "proteção total". Então:

Evite uma exposição prolongada nas horas de maior intensidade solar.
Atenção: Não se exponha ao sol entre a 10h e 16h.

Proteja-se devidamente: utilize chapéu, camiseta e óculos de sol.

Evite expor diretamente ao sol bebês e crianças pequenas: é essencial evitar que as crianças sejam expostas às radiações UV. Quanto mais um bebê ou criança for exposta às radiações UV, maiores são os riscos de que venha a desenvolver mais tarde o câncer de pele. Por essa razão, é melhor não as expor diretamente ao sol.

Use os protetores solares corretamente! Existem dois tipos de radiações ultravioleta (UV) que chegam até nós: UVB e UVA. As radiações UVB provocam queimaduras solares. As radiações UVA provocam um envelhecimento prematuro da pele e afetam o sistema imunológico do homem. Ambos os tipos de radiações contribuem para os riscos de cancêr de pele.

Utilize protetores solares que oferecem uma proteção suficiente para a sua pele, o chamado fator de proteção solar (FPS) que é um índice utilizado para descrever a "intensidade" com que o produto atua para prevenir eventuais queimaduras solares, ou seja, para proteger sobretudo das radiações UVB.

Mas além da proteção contra os raios UVB (expressa mediante o FPS), o protetor solar também deve proteger contra os raios UVA. Na parte 2, vamos falar sobre os raios UVA.

ENTÃO "USE E ABUSE" DOS PROTETORES SOLARES!

É importante saber que os protetores solares só funcionam plenamente se forem utilizados em quantidades suficientes . Para proteger o corpo de um adulto de estatura média, deve ser aplicada uma quantidade de 35 g de protetor solar, o que equivale aproximadamente a seis colheres de chá. Geralmente, os consumidores só utilizam metade dessa quantidade, o que reduz a proteção para menos de metade. Apenas na face, deve ser aplicado 1g de protetor solar!!!!

Depois da aplicação inicial, para continuar protegido, é necessário voltar a aplicar os protetores solares com freqüência, especialmente depois de tomar banho ou de se esfregar com a toalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails